UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO
BRANCO
PÓS-GRADUAÇÃO: HISTÓRIA DA
ÁFRICA E DO NEGRO NO BRASIL
Antonio Luzia Dias
Plano
de aula apresentado para a disciplina “Ensino da História e da Cultura
Africana”
Orientador: Prof.
Dr. Bas’Ilele e Profª Dra. Fábia
São
Paulo
Novembro
2012
ESCOLA
ESTADUAL MARIA DE LOURDES VIEIRA
...“Ensinar
exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação – é
próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não
pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa
ao velho não é apenas o cronológico, O velho que preserva sua validade ou que
encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo.
Faz parte igualmente do pensar certo a rejeição
mais decidida a qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa de
raça, de classe, de gênero ofende a substantividade do ser humano e nega
radicalmente a democracia. Quão longe dela nos achamos quando vivemos a
impunidade dos que matam meninos nas ruas, dos que assassinam camponeses que
lutam por seus direitos, dos que discriminam os negros, dos que inferiorizam as
mulheres.”
Paulo
Freire – Pedagogia da Autonomia – pp. 35, 36
DOCENTE
Professor: Antonio Luzia Dias
PÚBLICO
ALVO
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
Cumprimento da Lei 10.639/03 bastaria para
que eu pudesse justiçar meu plano de aula, que envolve as regras já
estabelecidas em planos educacionais oficiais da Secretaria de Educação de São
Paulo.
No entanto, diante do que através de um
olhar, onde identifico na comunidade escolar, que traz em suas características as
marcas dos processos de exclusões proporcionadas pelo capitalismo que concentra
uma parte da população em bolsões de pobrezas, gerando moradias precárias e os colocando
a margem dos benefícios sociais sem políticas públicas direcionadas a esta
população. E nesses bolsões aparecem além da exclusão social, as marcas do
racismo, onde vitimadas se concentram a maior parte de pessoas negras.
Diante desse quadro de senso comum, por onde
a ideologia da classe dominante se acessa, através dos meios de comunicação e
valores estereotipados reproduzidos muitas vezes através das famílias e da
comunidade, é nesse quadro que apresento a proposta de trabalho que possa colaborar
na implementação da Lei 10.639/03.
OBJETIVO
Como um professor engajado, diria eu, que o
principal objetivo seria ajudar na formação de cidadãos engajados e
desprendidos do racismo e com consciência política para esses educandos
trabalhassem na direção de construir uma sociedade igualitária, justa,
respeitando toda amplitude da diversidade.
No entanto, dentro do quadro da própria
dificuldade de continuidade de um plano de trabalho dentro da escola e com a
comunidade escolar, devo me prender a um objetivo de curto prazo, onde pretendo
apresentar a valorização da cultura afro-brasileira e na esteira da cultura,
discutir as principais formas de lutas do negro no Brasil, para enfrentar o
racismo histórico enraizado em nossa sociedade.
CRONOGRAMA
Quatro
aulas semanais de cinquenta minutos, durante um ano.
RECURSOS
Lousa,
giz, caderno do aluno, (apostila fornecida pela Secretaria da Educação de São
Paulo), computadores com acesso a internet, livros didáticos, biblioteca da
escola.
ESTRATÉGIAS
Aulas
expositivas com a participação dos alunos, buscando formas teatrais para
apresentar o tema, atividades para serem realizadas em casa com a participação
da família, pesquisas em sala de leitura (biblioteca), internet e a realização
de trabalho com exposição em espaços reservados na escola.
METODOLOGIA
Com
a consciência das dificuldades que se apresentam nas escolas em termos de
estruturas para a realização de trabalhos fora de sala de aula, porém, sem
abandonar e tão pouco se justificar por ela a não realização, pretendo dentro
do plano de aula em que trabalho a disciplina Historia Geral e do Brasil,
colocar dentro desse programa a História da África e do Negro no Brasil,
utilizando-se de livros didáticos, para-didádicos, textos de apoio apropriados
para a série.
Aulas
expositivas com os temas gerais, trazendo a problematização e a
contextualização da História da África e do Negro no Brasil, trabalhando com
pesquisas e com temas próximos da realidade dos educandos.
Colocando
os educandos em contato com a cultura afro-brasileira, partindo do seu
cotidiano e conhecimento acumulado, como a música, culinária, tradições,
utilizando ferramentas como a internet, cinema, literatura, museus e movimentos
culturais existentes dentro da própria comunidade.
AVALIAÇÃO
Existe o processo de avaliação geral e comum
estabelecida pela estrutura da escola, com regras estabelecidas pela Secretaria
de Educação de São Paulo. No entanto, realizaremos também outro tipo de avaliação,
como por exemplo, debates em sala de aula com a participação dos alunos sobre
temas diversos que envolvam nosso programa, pesquisas na internet, pesquisa de
campo, realização de pequenos seminários com apresentação por parte dos alunos
em grupo.
BIBLIOGRAFIA:
JUNIOR, Alfredo Boulos.
História Sociedade & Cidadania, 7º ano – São Paulo: FTD 2009 (Coleção
História- Sociedade & Cidadania) – Livro Didático.
SOUZA, Mariana de Mello e.
África e Brasil Africano – 2ª Ed. São Paulo, Ática, 2007
LOPES, Nei. História e
Cultura Africana e Afro-Brasileira – São Paulo, Barsa Planeta, 2008
PINSKY, Jaime. A Escravidão
no Brasil – 20ª Ed. – São Paulo, Contexto, 2009
Caderno
do Professor e Caderno do Aluno (Secretaria Estadual da Educação)
www.acordacultura.org.br (projeto a
Cor da Cultura)
Considerações
Finais.
A escola Estadual Maria de
Lourdes Vieira, desenvolve alguns projetos voltados à participação e
valorização dos alunos, projetos tais como: sarau de literatura, envolvendo alunos
do Ensino Médio e do EJA, semana cultural, onde os alunos apresentam trabalhos
de poesias, músicas, etc.
Neste processo de realização
de trabalhos com temas variados, pretendo apresentar um projeto de realização
da semana da consciência negra para o ano de 2013, onde podemos utilizar todas
as disciplinas escolares existentes nesta série, envolvendo os trabalhos realizados pelos
alunos durante o ano nas mais diversas disciplinas, alguns exemplos: a história
do samba, capoeira, culinária, formação dos quilombos como elemento de
resistência, formação da população brasileira, Zumbi dos Palmares e outros agentes na
história do negro no Brasil.
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Antonio