Curso na EFAP - sobre o processo de avalição
Questionário
1 - Módulo 02 - EFAP
Questionário 01 -
Módulo 2
Questão 1
Indicadores são ferramentas metodológicas para
avaliação de uma realidade social. Para fazer um bom uso dos indicadores, é
muito importante conhecer seu processo de construção, variáveis utilizadas,
fontes de dados e também os conceitos teóricos que os fundamentam. Usando o
termo “condições de vida da população” como exemplo, assinale a alternativa
correta:
a.
É um indicador sintético que reúne diferentes variáveis.
b. É um conceito
teórico e um indicador, simultaneamente.
c. Trata-se de um
indicador fundamental para o planejamento econômico de um país.
d. Trata-se de
uma variável que reúne diferentes categorias.
e.
Trata-se de um conceito teórico e não de um indicador.
Questão 2
Sobre a definição de Indicadores Sociais, assinale
a alternativa INCORRETA
a. Indicadores sociais devem apresentar algumas características
fundamentais que garantem a sua qualidade e eficiência. Algumas delas são a
validade – ou seja, a reciprocidade entre o que se pretende observar e a medida
– e a desagregabilidade, que se refere à sua capacidade de refletir diferentes
dimensões.
b. Um Indicador
Social é uma ferramenta metodológica que, se bem construída e utilizada, pode
refletir a realidade social observada e auxiliar gestores públicos em todas as
etapas da gestão.
c.
Indicadores sociais são medidas quantitativas, sempre expressas em números, que
têm como principal finalidade auxiliar o gestor. No entanto seu uso deve ser
restrito à elaboração de diagnóstico, não tendo finalidade definida nas outras
etapas do ciclo das políticas públicas (captação de demandas, planejamento,
tomadas de decisão, implantação e avaliação).
d. Indicadores
Sociais são medidas, em geral quantitativas, criadas a partir de um conceito
abstrato, teórico. Por isso o gestor precisa ficar atento à definição do
indicador, para que não se confunda entre a medida em si e o conceito que está
por trás de sua construção.
e. Foram
profundas mudanças institucionais no Brasil, sobretudo depois da promulgação da
Constituição Federal de 1988, que criaram o cenário para que o uso dos
indicadores no planejamento e gestão de políticas públicas fossem
institucionalizados. Algumas dessas transformações foram a criação de
documentos normativos para a gestão – como os Planos Diretores – e também de
órgãos auditores como o Tribunal de Contas da União.
Questão 3
Assinale a sentença INCORRETA.
a. O IDEB e o IDESP são indicadores sintéticos e partem de dois
indicadores que são o desempenho e o fluxo escolar.
b. Tanto no IDEB
quanto o IDESP disponibilizam índices para cada etapa de escolarização.
c. As notas
obtidas pelos alunos no SARESP são utilizadas na política de bonificação por
resultado realizada pela SEE/SP. Porém, outras informações também são
empregadas para a definição do cálculo do bônus.
d.
Os indicadores de fluxo escolar utilizados para o cálculo do IDEB e IDESP
correspondem às taxas de aprovação verificadas nas últimas séries/anos de cada
uma das etapas de escolarização.
e. O indicador de
desempenho dos alunos utilizado para o cálculo do IDEB e IDESP parte das notas
obtidas nas avaliações externas em Língua Portuguesa e Matemática.
Questão 4
Das afirmações que seguem, quais são corretas em
relação aos dois gráficos abaixo.
I - No ensino médio foram encontradas as maiores
médias de alunos por turma nas escolas estaduais paulistas entre os anos de
2010 a 2013, quando comparadas com os demais segmentos.
II – Em relação aos anos finais do ensino
fundamental, verificou-se que as médias de alunos por turma mais altas foram
encontradas entre as turmas do 9º ano.
III - Em cada um dos anos do ensino fundamental II
foram observadas as médias de alunos por turma, as mais baixas foram notadas no
7º ano.
IV – Nos anos iniciais, entre 2010 a 2013, observou-se as menores médias
de alunos por turma em relação às demais etapas de escolarização.
a. I e II
b.
III, IV
c.
I, II, IV
d. I, II, III
e.
I, II, III e IV
Questionário 01 -
Módulo 02 - Corrigido e comentado
Questão 1
Indicadores são ferramentas metodológicas para avaliação
de uma realidade social. Para fazer um bom uso dos indicadores, é muito
importante conhecer seu processo de construção, variáveis utilizadas, fontes de
dados e também os conceitos teóricos que os fundamentam. Usando o termo
“condições de vida da população” como exemplo, assinale a alternativa correta:
a. É um indicador sintético que reúne diferentes
variáveis.
b. É um conceito
teórico e um indicador, simultaneamente.
c. Trata-se de um
indicador fundamental para o planejamento econômico de um país.
d. Trata-se de
uma variável que reúne diferentes categorias.
e. Trata-se de um
conceito teórico e não de um indicador.
Comentários: Os indicadores
sintéticos – em geral, apresentados em forma de índice – reúnem diferentes
indicadores em sua estrutura. O termo “condições de vida da população” não
constitui um indicador sintético por ser de natureza teórica e não delimitar
quais aspectos estão sendo medidos.
Questão
Sobre a definição de Indicadores Sociais, assinale
a alternativa INCORRETA
a. Indicadores
sociais devem apresentar algumas características fundamentais que garantem a
sua qualidade e eficiência. Algumas delas são a validade – ou seja, a
reciprocidade entre o que se pretende observar e a medida – e a
desagregabilidade, que se refere à sua capacidade de refletir diferentes dimensões.
b. Um Indicador
Social é uma ferramenta metodológica que, se bem construída e utilizada, pode
refletir a realidade social observada e auxiliar gestores públicos em todas as
etapas da gestão.
c. Indicadores sociais são medidas quantitativas, sempre
expressas em números, que têm como principal finalidade auxiliar o gestor. No
entanto seu uso deve ser restrito à elaboração de diagnóstico, não tendo
finalidade definida nas outras etapas do ciclo das políticas públicas (captação
de demandas, planejamento, tomadas de decisão, implantação e avaliação).
d. Indicadores
Sociais são medidas, em geral quantitativas, criadas a partir de um conceito
abstrato, teórico. Por isso o gestor precisa ficar atento à definição do
indicador, para que não se confunda entre a medida em si e o conceito que está
por trás de sua construção.
e. Foram
profundas mudanças institucionais no Brasil, sobretudo depois da promulgação da
Constituição Federal de 1988, que criaram o cenário para que o uso dos
indicadores no planejamento e gestão de políticas públicas fossem
institucionalizados. Algumas dessas transformações foram a criação de
documentos normativos para a gestão – como os Planos Diretores – e também de
órgãos auditores como o Tribunal de Contas da União.
Comentários: Os indicadores Sociais
devem acompanhar as ações dos gestores em todos os momentos, não apenas no
Diagnóstico, onde seu uso prático é mais visível. O acompanhamento de
indicadores sociais revela demandas importantes a serem atendidas. Ao mesmo
tempo, uma das formas mais rápidas e eficientes de se avaliar os impactos de
uma determinada política é através das mudanças nos resultados dos indicadores
relacionados a ela. Por isso, o gestor deve fazer uso dos indicadores em todos
os momentos do ciclo da política, desde a percepção de demandas até as
avaliações de resultado das ações.
Questão 3
Assinale a sentença INCORRETA.
a.
O IDEB e o IDESP são indicadores sintéticos e partem de dois indicadores que
são o desempenho e o fluxo escolar.
b.
Tanto no IDEB quanto o IDESP disponibilizam índices para cada etapa de
escolarização.
c.
As notas obtidas pelos alunos no SARESP são utilizadas na política de
bonificação por resultado realizada pela SEE/SP. Porém, outras informações
também são empregadas para a definição do cálculo do bônus.
d. Os indicadores de fluxo escolar utilizados para o
cálculo do IDEB e IDESP correspondem às taxas de aprovação verificadas nas
últimas séries/anos de cada uma das etapas de escolarização.
e.
O indicador de desempenho dos alunos utilizado para o cálculo do IDEB e IDESP
parte das notas obtidas nas avaliações externas em Língua Portuguesa e
Matemática.
Comentários: As taxas de aprovação
utilizadas para o cálculo do IDEB e IDESP consideram os dados do conjunto de
séries/anos que compõe cada uma das etapas de ensino avaliadas e não apenas a
série/ano final de cada etapa de ensino. Resposta incorreta.
Questão 4
Das afirmações que seguem, quais são corretas em relação aos dois
gráficos abaixo.
I - No
ensino médio foram encontradas as maiores médias de alunos por turma nas
escolas estaduais paulistas entre os anos de 2010 a 2013, quando comparadas com
os demais segmentos.
II – Em
relação aos anos finais do ensino fundamental, verificou-se que as médias de
alunos por turma mais altas foram encontradas entre as turmas do 9º ano.
III - Em
cada um dos anos do ensino fundamental II foram observadas as médias de alunos
por turma, as mais baixas foram notadas no 7º ano.
IV – Nos anos iniciais, entre
2010 a 2013, observou-se as menores médias de alunos por turma em relação às
demais etapas de escolarização.
a. III, IV
b.
I, II, III e IV
c.
I, II, IV
d.
I, II, III
e.
I e II
Jussara Haffman - Avaliação Mediadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antonio