Avaliação - Conceitos e Concepções


Curso na EFAP - sobre o processo de avalição


Questionário 1 - Módulo 02 - EFAP   


Questionário 01 - Módulo 2

Questão 1

Indicadores são ferramentas metodológicas para avaliação de uma realidade social. Para fazer um bom uso dos indicadores, é muito importante conhecer seu processo de construção, variáveis utilizadas, fontes de dados e também os conceitos teóricos que os fundamentam. Usando o termo “condições de vida da população” como exemplo, assinale a alternativa correta:
a. É um indicador sintético que reúne diferentes variáveis.
b. É um conceito teórico e um indicador, simultaneamente. 
c. Trata-se de um indicador fundamental para o planejamento econômico de um país. 
d. Trata-se de uma variável que reúne diferentes categorias. 
e. Trata-se de um conceito teórico e não de um indicador.

Questão 2

Sobre a definição de Indicadores Sociais, assinale a alternativa INCORRETA
a. Indicadores sociais devem apresentar algumas características fundamentais que garantem a sua qualidade e eficiência. Algumas delas são a validade – ou seja, a reciprocidade entre o que se pretende observar e a medida – e a desagregabilidade, que se refere à sua capacidade de refletir diferentes dimensões. 
b. Um Indicador Social é uma ferramenta metodológica que, se bem construída e utilizada, pode refletir a realidade social observada e auxiliar gestores públicos em todas as etapas da gestão. 
c. Indicadores sociais são medidas quantitativas, sempre expressas em números, que têm como principal finalidade auxiliar o gestor. No entanto seu uso deve ser restrito à elaboração de diagnóstico, não tendo finalidade definida nas outras etapas do ciclo das políticas públicas (captação de demandas, planejamento, tomadas de decisão, implantação e avaliação). 
d. Indicadores Sociais são medidas, em geral quantitativas, criadas a partir de um conceito abstrato, teórico. Por isso o gestor precisa ficar atento à definição do indicador, para que não se confunda entre a medida em si e o conceito que está por trás de sua construção. 
e. Foram profundas mudanças institucionais no Brasil, sobretudo depois da promulgação da Constituição Federal de 1988, que criaram o cenário para que o uso dos indicadores no planejamento e gestão de políticas públicas fossem institucionalizados. Algumas dessas transformações foram a criação de documentos normativos para a gestão – como os Planos Diretores – e também de órgãos auditores como o Tribunal de Contas da União. 


Questão 3

Assinale a sentença INCORRETA.
a. O IDEB e o IDESP são indicadores sintéticos e partem de dois indicadores que são o desempenho e o fluxo escolar.
b. Tanto no IDEB quanto o IDESP disponibilizam índices para cada etapa de escolarização. 
c. As notas obtidas pelos alunos no SARESP são utilizadas na política de bonificação por resultado realizada pela SEE/SP. Porém, outras informações também são empregadas para a definição do cálculo do bônus.  
d. Os indicadores de fluxo escolar utilizados para o cálculo do IDEB e IDESP correspondem às taxas de aprovação verificadas nas últimas séries/anos de cada uma das etapas de escolarização. 
e. O indicador de desempenho dos alunos utilizado para o cálculo do IDEB e IDESP parte das notas obtidas nas avaliações externas em Língua Portuguesa e Matemática.






Questão 4

Das afirmações que seguem, quais são corretas em relação aos dois gráficos abaixo.

I - No ensino médio foram encontradas as maiores médias de alunos por turma nas escolas estaduais paulistas entre os anos de 2010 a 2013, quando comparadas com os demais segmentos.
II – Em relação aos anos finais do ensino fundamental, verificou-se que as médias de alunos por turma mais altas foram encontradas entre as turmas do 9º ano.
III - Em cada um dos anos do ensino fundamental II foram observadas as médias de alunos por turma, as mais baixas foram notadas no 7º ano.
IV – Nos anos iniciais, entre 2010 a 2013, observou-se as menores médias de alunos por turma em relação às demais etapas de escolarização.
a. I e II
b. III, IV
c. I, II, IV
d. I, II, III
e. I, II, III e IV

Questionário 01 - Módulo 02 - Corrigido e comentado

Questão 1
Indicadores são ferramentas metodológicas para avaliação de uma realidade social. Para fazer um bom uso dos indicadores, é muito importante conhecer seu processo de construção, variáveis utilizadas, fontes de dados e também os conceitos teóricos que os fundamentam. Usando o termo “condições de vida da população” como exemplo, assinale a alternativa correta:
a. É um indicador sintético que reúne diferentes variáveis. 
b. É um conceito teórico e um indicador, simultaneamente. 
c. Trata-se de um indicador fundamental para o planejamento econômico de um país. 
d. Trata-se de uma variável que reúne diferentes categorias. 
e. Trata-se de um conceito teórico e não de um indicador.

Comentários: Os indicadores sintéticos – em geral, apresentados em forma de índice – reúnem diferentes indicadores em sua estrutura. O termo “condições de vida da população” não constitui um indicador sintético por ser de natureza teórica e não delimitar quais aspectos estão sendo medidos. 

Questão 
Sobre a definição de Indicadores Sociais, assinale a alternativa INCORRETA
a. Indicadores sociais devem apresentar algumas características fundamentais que garantem a sua qualidade e eficiência. Algumas delas são a validade – ou seja, a reciprocidade entre o que se pretende observar e a medida – e a desagregabilidade, que se refere à sua capacidade de refletir diferentes dimensões. 
b. Um Indicador Social é uma ferramenta metodológica que, se bem construída e utilizada, pode refletir a realidade social observada e auxiliar gestores públicos em todas as etapas da gestão. 
c. Indicadores sociais são medidas quantitativas, sempre expressas em números, que têm como principal finalidade auxiliar o gestor. No entanto seu uso deve ser restrito à elaboração de diagnóstico, não tendo finalidade definida nas outras etapas do ciclo das políticas públicas (captação de demandas, planejamento, tomadas de decisão, implantação e avaliação).  
d. Indicadores Sociais são medidas, em geral quantitativas, criadas a partir de um conceito abstrato, teórico. Por isso o gestor precisa ficar atento à definição do indicador, para que não se confunda entre a medida em si e o conceito que está por trás de sua construção. 
e. Foram profundas mudanças institucionais no Brasil, sobretudo depois da promulgação da Constituição Federal de 1988, que criaram o cenário para que o uso dos indicadores no planejamento e gestão de políticas públicas fossem institucionalizados. Algumas dessas transformações foram a criação de documentos normativos para a gestão – como os Planos Diretores – e também de órgãos auditores como o Tribunal de Contas da União. 

Comentários: Os indicadores Sociais devem acompanhar as ações dos gestores em todos os momentos, não apenas no Diagnóstico, onde seu uso prático é mais visível. O acompanhamento de indicadores sociais revela demandas importantes a serem atendidas. Ao mesmo tempo, uma das formas mais rápidas e eficientes de se avaliar os impactos de uma determinada política é através das mudanças nos resultados dos indicadores relacionados a ela. Por isso, o gestor deve fazer uso dos indicadores em todos os momentos do ciclo da política, desde a percepção de demandas até as avaliações de resultado das ações. 

Questão 3
Assinale a sentença INCORRETA.
a. O IDEB e o IDESP são indicadores sintéticos e partem de dois indicadores que são o desempenho e o fluxo escolar.
b. Tanto no IDEB quanto o IDESP disponibilizam índices para cada etapa de escolarização. 
c. As notas obtidas pelos alunos no SARESP são utilizadas na política de bonificação por resultado realizada pela SEE/SP. Porém, outras informações também são empregadas para a definição do cálculo do bônus.  
d. Os indicadores de fluxo escolar utilizados para o cálculo do IDEB e IDESP correspondem às taxas de aprovação verificadas nas últimas séries/anos de cada uma das etapas de escolarização.  
e. O indicador de desempenho dos alunos utilizado para o cálculo do IDEB e IDESP parte das notas obtidas nas avaliações externas em Língua Portuguesa e Matemática.
Comentários: As taxas de aprovação utilizadas para o cálculo do IDEB e IDESP consideram os dados do conjunto de séries/anos que compõe cada uma das etapas de ensino avaliadas e não apenas a série/ano final de cada etapa de ensino. Resposta incorreta. 


Questão 4
Das afirmações que seguem, quais são corretas em relação aos dois gráficos abaixo.

I - No ensino médio foram encontradas as maiores médias de alunos por turma nas escolas estaduais paulistas entre os anos de 2010 a 2013, quando comparadas com os demais segmentos.
II – Em relação aos anos finais do ensino fundamental, verificou-se que as médias de alunos por turma mais altas foram encontradas entre as turmas do 9º ano.
III - Em cada um dos anos do ensino fundamental II foram observadas as médias de alunos por turma, as mais baixas foram notadas no 7º ano.
IV – Nos anos iniciais, entre 2010 a 2013, observou-se as menores médias de alunos por turma em relação às demais etapas de escolarização.
a. III, IV
b. I, II, III e IV
c. I, II, IV 
d. I, II, III
e. I e II

Jussara Haffman - Avaliação Mediadora


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Antonio