segunda-feira, 24 de abril de 2017

Este Material é para os alunos 7 ano B

Conforme combinamos, este texto eu vistarei nos cadernos na quinta feira dia 27.04.2017, somente para os alunos do 7 ano B.

As Corporações

Assim como o comércio crescia, o artesanato também, com toda essa produção as cidades estavam cheias de comerciantes e artesãos. Logo para defender seus direitos trabalhistas, essas duas categorias começaram a se organizar em corporações.
Corporações de Mercadores ou Guildas – esta representava os comerciantes , tinha por objetivo garantir o  monopólio do comércio e controlar os preços das mercadorias. Poderiam ser em nível local ou regional.

Hierarquia na Produção Artesanal

          No topo da escala estava o mestre artesão ou mestre de ofício. Este era o proprietário de tudo, ferramentas, matéria-prima e o produto final. Ele tinha o conhecimento de todo o processo da produção, controlava os trabalhadores e estabelecia os salários, nos dias hoje, seria um gerente de fábrica.

Depois dele estavam os oficiais ou companheiros contratados por salários. Logo depois vinham os aprendizes, que estavam na base da escala. Estes eram subordinados ao mestre e estavam trabalhando para aprender o ofício. Por isso não eram pagos por seu trabalho e sofriam muitos abusos.

Esta foto e de uma corporação ou guilda

Um comentário:

  1. PROFESSOR ANTONIO E A BRUNA DO 7B,EU IREI COPIAR O TEXTO E VOU FAZER A COMPRIENÇAO TEM ALGUM PROBLEMA ?

    ResponderExcluir